Apresentadoras TribalCast



Mariáh Voltaire, professora de Artes, pesquisadora de videodança, bailarina de Tribal Dance e Co-criadora do grupo Damballah.

Tenho grande interesse pelas tecnologias, principalmente as que envolvem as artes visuais. Desde que comecei a trabalhar, uma das minhas maiores funções foi diretamente ligada com a manipulação digital, edição de imagem e vídeo. No ano de 2008 iniciei minha graduação em Artes Visuais com Ênfase em Computação (BACH) na Universidade Tuiuti do Paraná. Em 2010 terminei a graduação com nota máxima no TCC que tinha como linha de pesquisa a videodança. Onde o objetivo do trabalho apresentado era a reflexão sobre a diferença entre um mero registro coreográfico em relação à linguagem artística e poética da videodança, intitulado O CORPO IMAGEM. Para chegar a esse objetivo foram estudadas especificidades de, até que ponto a relação do corpo-imagem podem contribuir para a construção poética de um trabalho artístico audiovisual e os processos criativos para a criação de uma videodança. Em 2012 fiz aproveitamento de curso na mesma instituição, no curso de Artes Visuais com Ênfase em Computação (LIC) com nota máxima no TCC.
No ano de 2014 estarei terminando minha pós em Gestão e Produção Cultural, como linha pesquisa, escolhi a videodança aliada com a arte coletiva, dessa pesquisa nasceu o Projeto VTD – Videodança Tribal Dance. A minha maior motivação dentro dessa pesquisa foi enxergar a possibilidade de unir bailarinas de diferentes partes do Brasil e porque não do mundo em uma mesma “coreografia”? Dentro de um mesmo suporte onde todas pudessem se comunicar através da linguagem da videodança, a busca pela ampliação e também de todas as possibilidades que a Dança Tribal poderia alcançar com o uso das tecnologias. Desse modo, fazer com que a Dança Tribal fosse vista por diversos ângulos e diversos olhares que proveem de diversas etnias, onde a dança e os corpos dessas bailarinas poderiam ser mostrados ao mundo de maneira quase que intima. “Por que não usar a arte para olhar o mundo, em vez de manter o olhar preso às formas que ela põe em cena?”. (BOURRIAUD, 2009, p. 61). Dessa vez a participação das bailarinas foi crucial para a criação dessa obra, não tem como ser coletivo se não há interações e nem contribuições. “Em outros termos, a “participação do espectador” consiste em rubricar o contrato estético que o artista se reserva o direito de assinar.” (BOUURIAD, 2009).







Aerith atualmente a única praticante e disseminadora da dança tribal em Nova Friburgo, professora do estilo desde 2012.  Idealizadora e  organizadora do Underworld Fusion Fest, junto com Anne Nargis, em 2010. Primeiro evento voltado ao tribal fusion e fusões exóticas na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.

Blog Aerith Tribal Fusion (2010) é um dos blogs de maior destaque do Brasil sobre o estilo, com divulgação de textos, entrevistas dos principais ícones nacionais e internacionais, notícias e eventos de todo país. Além disso, através do Projeto Busca Tribal no Brasil, tem o intuito de catalogar todos os professores que dão aula no Brasil, gerando um banco de dados, proporcionando também um meio de consulta importante para alunas interessadas.  Em 2014, o blog uniu-se com diversos bailarinos e não-bailarinos relacionado à dança tribal de toda extensão territorial brasileira para produzir materiais com seriedade e qualidade para a cena brasileira.

Em 2012, começou o projeto do seu mais novo blog em conjunto com a bailarina Ju Najlah,intitulado como Dança do Ventre em Nova Friburgo, no intuito de divulgar esta arte na própria cidade e em todo o estado, divulgando seus professores envolvidos, aulas e eventos.

Em 2013, participou do projeto Mapeando o Tribal no Brasil, idealizado por MariáhVoltaire (PR), com participação de Bety Damballah (PR) e AnaHarff(Argentina)Neste mesmo ano, organizou também os eventos trimestrais de fãs de folk e folk metal do estado do Rio de Janeiro, intitulado Encontro de Folk & Metal RJ, com 4 edições já realizadas nas cidades do Rio de Janeiro e de Nova Friburgo.

Em 2014, convidada por Mariáh Voltaire (PR), Aerith participa como apresentadora do primeiro Podcast  de Tribal do Brasil, o Tribalcast Brasil. A proposta é trazer temas interessantes e instigantes para debatermos juntas com convidadas, permitindo o público interação através de perguntas e opiniões, além da sugestões dos temas para as edições seguintes. Nossa proposta é dar voz a todos que fazem parte da cena tribal brasileira, sabendo o que diferentes pessoas pensam sobre um mesmo assunto,criando diferentes perspectivas.

Atualmente é estudante de graduação no curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói-RJ.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...